Vera Cruz - RS, terça-feira, 24 de outubro de 2017
Publicado 10/08/2017 » Geral
Idosos são assistidos com fisioterapia
Fonte: Jornal Arauto

Após a inauguração da sede do Centro de Convivência da Associação Assistencial “Lar dos Idosos” de Vera Cruz, ocorrida há quase cinco meses, a diretoria tem motivos de sobra para comemorar. Isso porque iniciou, nesta semana, o atendimento aos idosos na área de fisioterapia, através de uma parceria entre Associação e Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), bem como Prefeitura Municipal, que custeia o transporte para o deslocamento dos estudantes. 

Os primeiros dias de atividades ocorreram nesta segunda e terça-feira, dias 7 e 8. Assim, a partir de agora, nestes dois dias da semana, das 13h30min às 16h30min, até o final do semestre, 12 estagiários, sob supervisão da professora, orientadora em estágio em fisioterapia na saúde coletiva e docente da disciplina de Fisioterapia Geriátrica Gerantológica da Universidade, Miriam Beatris Froemming, vão desenvolver exercícios e tratamento adequados para os pacientes, seja de forma individual ou coletiva.

Conforme explica a professora Miriam, os dois primeiros dias de atividades foram para conhecer os participantes, inicialmente considerados como idosos frágeis, que foram selecionados através de uma triagem realizada com o auxílio das agentes de saúde do Município e enfermeiras. Deverão ser assistidos cerca de 35 idosos. “O ponto de partida foi reconhecer o local por parte dos estagiários e o perfil funcional dos idosos. A partir disso, será elaborado um plano de ação, de acordo com as características dos idosos individualmente e em grupo”, adianta.

A profissional, ao acompanhar os dois grupos de idosos, diz que foi possível perceber as características de cada um. “Na segunda-feira os participantes já foram classificados em grupos, sendo neurológicos, dores crônicas e os individuais somados aos frágeis mais idosos”, aponta. “Hoje (terça-feira), perfil mais feminino e não tão idosos”, completa.

Além de conhecer o perfil dos participantes, o momento foi de integração e realização de alguns exercícios de alongamento, o que proporcionou mais autonomia, força, integração social e confiança, assegura o presidente da Associação, Cládio Moraes.  “Reuniu-se pessoas entusiasmadas com um trabalho para minimizar problemas, aliviar dores, mostrar possibilidades, executar tarefas e treinar habilidades, acendendo a esperança para a integração de pessoas que acreditam em bem-estar social, saúde coletiva e melhoria na qualidade de vida”, reflete.

Confira a matéria completa na edição impressa desta quinta-feira, do Nosso Jornal.

Grupo passou por avaliação e fez alongamentos (Foto: Jornal Arauto)






JORNAL ARAUTO
(51) 3718-3400
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
Copyright © 2010 - www.jornalarauto.com.br






by Sizing - Soluções para Internet