Vera Cruz - RS, segunda-feira, 23 de julho de 2018
Publicado 06/04/2018 » Geral
Obras começam a ser liberadas na ERS-409
Fonte: Jornal Arauto

Desde que foi entregue o documento de outorga (passo anterior à municipalização), que dá poderes ao Município de Vera Cruz para administrar a ERS-409, obras que estavam paradas por orientação do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) começaram a ser liberadas pela Administração Municipal. No entanto, conforme o setor de engenharia, para que os projetos sejam aprovados e liberados, a equipe técnica segue o Plano Diretor e o Código de Obras do Município. O setor esclarece ainda que as medidas para recuo são referentes ao zoneamento, que nos casos de empreendimentos ao longo da ERS-409 se enquadram no zoneamento de acesso (trecho próximo aos quebra-molas) e zoneamento central (próximo ao Back Supermercado e Praça José Bonifácio). 

Quem comemora são os empresários, que podem dar continuidade para as obras de seus empreendimentos. Neicesio Henrique Windberg, mais conhecido como Nei, possui uma mecânica às margens da rodovia e está construindo uma sala comercial, também às margens da ERS-409. A obra estava parada, à espera da liberação. Recentemente o empresário foi informado sobre a aprovação do projeto. “Agora consegui fazer a chapa e após a secagem, que deve levar em torno de 20 dias, poderei finalizar a estrutura”, comemora. 

O empresário pretende locar a sala para interessados em abrir algum tipo de escritório ou comércio. “Quem ganha é o município,  pois mesmo que seja uma empresa menor, pode gerar emprego, emissão de notas”, reflete.

A LIBERAÇÃO
Anildo de Carvalho, proprietário de uma revenda  de automóveis, comprou um terreno de esquina em setembro do ano passado, às margens da rodovia, próximo a agência dos Correios.  Em novembro, o empresário, ao lado de Fernando Sehnem, responsável pela loja, começou a demolir a parte da frente do imóvel que havia no terreno adquirido para iniciar nova estrutura. 

Com o projeto em mãos e entregue na Prefeitura, a aprovação não andava, pois o DAER não liberava. Anildo e Fernando relataram que logo que receberam a notícia de que dependia do DAER para o projeto ser liberado, em virtude da faixa de domínio, bateu o arrependimento por ter adquirido o terreno. “Se a obra continuasse trancada, já estávamos pensando em ir para Santa Cruz, pois teríamos um prejuízo de mais de 30% do valor investido”, revelam.

Apesar da preocupação, na segunda quinzena de março,  após o anúncio da outorga, o setor de engenharia liberou o projeto e foi possível dar continuidade à construção da nova loja. A projeção é de que até agosto seja concluído para que o prédio locado possa ser devolvido.







JORNAL ARAUTO
(51) 3718-3400
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
Copyright © 2010 - www.jornalarauto.com.br






by Sizing - Soluções para Internet