Vera Cruz - RS, segunda-feira, 23 de julho de 2018
Publicado 03/07/2018 » Geral
Moradora do interior é vítima da gripe
Fonte: Jornal Arauto

Após sete anos, Vera Cruz volta a registrar morte em decorrência da gripe. A informação foi confirmada no início da tarde de ontem pela Secretaria Municipal de Saúde. Trata-se de uma idosa, moradora do interior. A mulher, cuja idade não foi divulgada, chegou a fazer a vacina da gripe, mas como necessita de um tempo para surtir efeito, a dose não inibiu as complicações provocadas pelo vírus Influenza B. A dose aplicada na vítima e nas demais pessoas que se vacinaram através do Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra os vírus A (H1N1 e H3N2) e tipo B.

A morte da vera-cruzense, registrada há duas semanas, reacende a necessidade em procurar os postos de saúde e se vacinar, segundo a secretária, Liseana Palmas Flores. “Não estamos vivendo nenhum alerta. É um caso isolado, que, infelizmente, ocorreu por uma situação específica desta paciente”, explica. “Mesmo assim, seria muito importante e prudente que as pessoas realizassem a sua vacinação, principalmente os idosos, que de todos são os que mais sofrem com o inverno”, diz ela, preocupada com a baixa procura pelas doses.

Desde a última semana, todas as pessoas podem se vacinar contra a gripe em Vera Cruz. Não há mais restrição apenas aos grupos prioritários. Apesar disso, observa Liseana, a procura é pequena. “Nem ficha distribuímos. É só chegar  nas unidades que será realizada a vacina”, informa. Ainda estão disponíveis cerca de 300 doses, a todas as faixas etárias.

A TRANSMISSÃO
O vírus da gripe é transmitido pelo ar. Por isso, alerta Liseana, a população deve manter a boa higiene das mãos e ficar em locais arejados. Vacinar-se também é a orientação. “Às vezes - e infelizmente -, precisa morrer alguém para as coisas acontecerem. Quase imploramos para as pessoas virem se vacinar. Pode ser que agora tenha mais procura”, acredita a Secretária, ao lembrar que a vacina quando tomada no período correto tem eficácia de 89%.

Idosa chegou a se imunizar, mas vírus se instalou antes da vacina fazer efeito (Foto Arquivo Arauto)






JORNAL ARAUTO
(51) 3718-3400
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
Copyright © 2010 - www.jornalarauto.com.br






by Sizing - Soluções para Internet