Vera Cruz - RS, quarta-feira, 19 de setembro de 2018
Publicado 06/07/2018 » Geral
Idosos são vítimas de negligência
Fonte: Jornal Arauto

Todo cidadão tem direito de possuir uma vida íntegra, na qual haja liberdade de expressão, dignidade, respeito e amparo por meio de seus familiares. Para o idoso, esses direitos são assegurados pelo Estatuto do Idoso. No entanto, na prática, essa realidade nem sempre ocorre como deveria. Muitas vezes, os idosos passam por inúmeras situações de descaso e até desprezo por serem considerados inúteis, por fim são abandonados por famíliares sofrendo os mais variados tipos de maus tratos, discriminação e negligência.

Em Vera Cruz, essas situações são mais comuns do que aparentam. No ano passado, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) registrou 36 atendimentos aos idosos. Destes, 20 foram novos casos e 16 já estavam em andamento. Neste ano, de janeiro a maio, o serviço atendeu 22 casos. Apenas dois novos.

De modo geral, a forma de violência mais praticada é de negligência e em segundo lugar é a violência psicológica, revela a psicóloga do Creas, Luana Andrade. Segundo ela, é considerado caso de negligência quando ocorre a recusa ou omissão de cuidados devidos e necessários aos idosos, por parte dos responsáveis familiares. A violência psicólogica corresponde a agressões verbais ou gestuais com o objetivo de aterrorizar os idosos, humilhá-los.

Os casos de violência contra o idoso acontecem tanto no sexo masculino quanto sexo feminino, estando em todas as classes e tanto na área urbana como na área rural.

Confira a matéria completa na edição impressa dessa sexta-feira, do Nosso Jornal.

Casos de maus tratos, negligência ou abandono podem ser denunciados pelo Disque 100 (Foto: Arquivo Jornal Arauto)






JORNAL ARAUTO
(51) 3718-3400
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
Copyright © 2010 - www.jornalarauto.com.br






by Sizing - Soluções para Internet