Vera Cruz - RS, segunda-feira, 23 de julho de 2018
Publicado 10/07/2018 » Geral
Hospital pode se tornar referência em urologia
Fonte: Jornal Arauto

Com nova administração desde o dia 20 de junho, o Hospital Vera Cruz pode ser referência regional em urologia. A novidade foi anunciada pela coordenadora regional de Saúde, Mariluce Reis, durante a inauguração do Centro Regional de Especialidades Médicas, na última sexta-feira, dia 6. A iniciativa visa suprir uma demanda na região. Atualmente, os pacientes da área de abrangência da 13ª Coordenadoria, que inclui Vera Cruz, Vale do Sol, Santa Cruz e tantas outras cidades, precisam ir até Porto Alegre para receber atendimento urológico.

Conforme a coordenadora, a implantação da referência está em estágio inicial, com os primeiros trâmites sendo concluídos. “A primeira etapa foi ter a aprovação da Comissão Intergestora Regional. Agora, o processo continua com cada um fazendo a sua parte. Nós, junto ao Estado; e o hospital, buscando melhorias na estrutura, o que ocorrerá com a ampliação do bloco cirúrgico e dos leitos”, afirmou.

Com a conclusão das obras no HVC, prevista para o final deste mês, caberá à vigilância da saúde verificar se as exigências foram cumpridas. Durante o período, a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde buscará recursos que hoje estão indo para a referência urológica da capital gaúcha. “É um processo demorado, com uma série de estudos técnicos que ainda estão sendo feitos e que dependem da aprovação da Comissão Intergestora Bipartite (CIB). Temos apenas o pontapé inicial”, salienta. Se aprovada a referência, o HVC, que hoje tem sua gestão feita pelo Hospital Ana Nery, contará com consulta, exames e cirurgias na área de urologia.

O SONHO DA REFERÊNCIA
Embora seja uma demanda já buscada pela gestão da Fundação de Saúde Dr. Jacob Blész, que mantém o Hospital Vera Cruz há duas décadas, a referência regional ganhou força com o início da gestão do Hospital Ana Nery. “O HVC já havia entrado com esse pedido na gestão anterior, mas foi com o suporte do Ana Nery que conseguimos agilizar essa procura por referência”, destaca Mariluce.

Busca por referência é sonho de anos do Hospital Vera Cruz (Foto Arauto)






JORNAL ARAUTO
(51) 3718-3400
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
Copyright © 2010 - www.jornalarauto.com.br






by Sizing - Soluções para Internet