Vera Cruz - RS, sábado, 17 de novembro de 2018
Publicado 10/07/2018 » Geral
Saúde tem doses contra sarampo
Fonte: Jornal Arauto

Desde 2016, o sarampo foi considerado uma doença erradicada no Brasil. O mesmo ocorreu com a poliomielite, em 1990. Atualmente, o Brasil enfrenta dois surtos de sarampo: em Roraima e no Amazonas. Além disso, há casos confirmados em outros três estados: Rio Grande do Sul, São Paulo e Rondônia. Já referente a poliomielite, apesar de não haver casos atuais, o Ministério da Saúde emitiu alerta devido à baixa vacinação contra a paralisia infantil, tendo em vista que mais de 300 cidades brasileiras não imunizaram nem a metade das crianças menores de um ano em 2017. Tem vacina em atraso? Não deixe de procurar as unidades de saúde locais.

IMUNIZAÇÃO
Em agosto, entre os dias 6 a 31, haverá uma campanha nacional de vacinação, que visa trabalhar a imunização contra o sarampo e a pólio, adianta Daniela Schneider, responsável pelo setor de imunizações da Secretaria de Saúde de Vera Cruz. Até lá, igualmente as unidades de saúde do município vão dispor das vacinas. 

A população pode procurar o Espaço Mamãe Criança, as ESFs e o posto de Linha Henrique D’Ávila para se imunizar dentro do horário de funcionamento. “Podemos ficar tranquilos, pois temos uma cobertura vacinal boa. Nós temos coberturas bem próximas dos 95% na grande maioria, mas nem todos os pais trazem os filhos em nossas unidades, levando para Santa Cruz”, explica Daniela.

A maioria das crianças e pré-adolescentes está na faixa etária protegida, segundo a enfermeira. “O que notamos é que têm adultos jovens (entre 20 e 29 anos) que talvez tenha um percentual interessante a ser vacinado”, avalia. “Pessoas que talvez nunca mais procuraram o setor de imunizações”, completa. 

Para a profissional, o trabalho agora é conscientizar os adultos. “Precisamos fazer com que eles entendam que a imunização não é uma coisa só para as crianças e que devem retomar sua carteira de vacinação e colocar em dia”, frisa. 

QUEM ESTÁ IMUNE
São considerados vacinados contra o sarampo crianças de 12 meses até 29 anos, que comprovem duas doses da vacina tríplice viral. Pessoas de 30 a 49 anos, que comprovem pelo menos uma dose e profissionais da saúde, que comprovem duas doses. Quem não comprovar, receberá pelo menos uma dose.

AS DOSES DA VACINA
| Esquema vacinal contra o sarampo:
A primeira dose contra o sarampo é feita através da tríplice viral (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola), aos 12 meses, ou seja, um ano. O reforço ocorre com a vacina tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e catapora), aos 15 meses.

| Esquema vacinal contra a poliomielite: 
A vacina contra a pólio é feita desde bebê. A primeira dose ocorre com dois meses, a segunda com quatro meses e a terceira dose, com seis meses, sendo injetável. Os reforços ocorrem aos 15 meses e aos quatro anos, através das gotinhas.

 

Doses da vacina contra o sarampo estão disponíveis (Foto: Jornal Arauto)






JORNAL ARAUTO
(51) 3718-3400
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
Copyright © 2010 - www.jornalarauto.com.br






by Sizing - Soluções para Internet