Vera Cruz - RS, quarta-feira, 16 de outubro de 2019
Publicado 31/07/2018 » Rural
Chuva demais, produção de menos
Fonte: Jornal Arauto

Os agricultores pedem trégua a São Pedro. O excesso de umidade tem afetado as mais diferentes produções. Leite e hortaliças são exemplos disso. Na propriedade de Cleber Petry, em Linha Alta, por exemplo, a chuva em demasia tem atrapalhado a produtividade de leite. E com o tanto de barro, os reflexos também serão sentidos no próximo pastejo. Ele estima que 30% de perda na pastagem ocorra por causa do barro nestes dias molhados.
A qualidade sofre interferência porque se tornam comum casos de mastite, que é a infecção do ubre pelo excesso de umidade. Petry acredita que a redução chegue a 15% na produção de leite nos dias mais chuvosos, o equivalente a cerca de 80 litros ao dia. 
Em outro setor, na produção de hortaliças, também há prejuízos. No Espaço do Produtor Rural (feirão) na última sexta-feira já foi possível notar diminuição da oferta de vários itens. Alguns nem foram levados para venda, por falta de produção. O feirante Diogo Rodrigues salienta que muito do que tinha cultivado estragou e a dificuldade agora está em replantar, porque a terra está encharcada e todo o trabalho está em atraso, especialmente nas folhosas, como alface. 
COMPRAS PELA APARÊNCIA
Ele frisa que as hortaliças não crescem, não se desenvolvem o suficiente, e muitas plantas apresentam podridão, tendo que ser descartadas. Na sexta-feira, por exemplo, rabanete nem levou para venda e o alface, que normalmente levava duas dúzias para a feira, foi em poucas unidades. O brócolis também. Faltou luminosidade para crescer e das cinco dúzias normalmente comercializadas, a bancada apresentava poucas unidades. “Ainda assim, algumas coisas acabam voltando, por causa da aparência”, frisa Diogo, lembrando que o cliente também compra com os olhos. “Faz três semanas que não consigo replantar nada”, acrescentou o produtor.

 

Produção de hortaliças teve quebra e refletiu na feira (Fotos Arauto)
Na propriedade de Cleber Petry, chuva prejudica pastagem


Comentários
Sem comentários publicados
Deixe seu comentário








JORNAL ARAUTO
(51) 3718-3400
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
Copyright © 2010 - www.jornalarauto.com.br






by Sizing - Soluções para Internet