Vera Cruz - RS, sábado, 20 de outubro de 2018
Publicado 05/10/2018 » Geral
Domingo para ir às urnas
Fonte: Jornal Arauto

O 7 de outubro de 2018 marca uma importante data no cenário político brasileiro. É o dia em que mais de 170 milhões de eleitores irão às urnas escolher os próximos governantes. Talvez - e a possibilidade é grande - aconteça segundo turno para os cargos de presidente e governador, tendo em vista que, para ser eleito, o postulante precisa ter mais de 50% dos votos válidos. Aliás, você sabe o que são votos válidos? Segundo o TSE, eles são determinados pela soma dos votos nominais (direcionados somente a um candidato) e dos votos na legenda (em que o eleitor escolhe votar no partido ou na coligação - isso vale apenas para os cargos de deputado estadual e federal) e não incluem os votos em branco e os nulos, pois esses não são considerados válidos. A dúvida é latente em muitos eleitores.

Em Vera Cruz, entre as novidades deste ano está a votação com sistema biométrico. Parte do eleitorado já testou o sistema em outubro de 2016, mas será o pleito deste fim de semana que 100% dos votantes serão identificados pela digital. Segundo o chefe do Cartório Eleitoral da 162ª Zona, Luiz Cláudio Costa, quem não fez o recadastramento está impossibilitado de votar. “Eles estão com o título cancelado e devem ir ao cartório em 2019 para regularizar”, explica.

Com o sistema biométrico, o número de eleitores no município teve queda de 14%, conforme reportagem do Nosso Jornal de junho deste ano. Em 2016, estavam aptos a votar 19.682 vera-cruzenses. Este ano, devem ir às urnas 16.990, ou seja 2.692 a menos. O motivo principal é a falta de recadastramento.

MESÁRIOS
Em Vera Cruz, serão 69 seções eleitorais. Em Vale do Sol, 32 (veja quadro). Para que o pleito transcorra normalmente, o trabalho dos mesários, destaca o TSE, é de fundamental importância. Conforme Costa, os eleitores que irão trabalhar pela democracia passaram por treinamento. Em Vera Cruz, as instruções foram dadas no dia 12 de setembro e em Vale do Sol, no dia 13. Os mesários são responsáveis por iniciar e encerrar a votação, identificar os eleitores; localizar o nome, colher a assinatura, entregar o comprovante de votação, entre tantas outras atribuições. Também durante esta semana, o Cartório trabalhou na organização e verificação das urnas. Elas estão em dia para o domingo, garante Costa.

O QUE LEVAR NO DOMINGO E HORÁRIO DE VOTAÇÃO
A votação, no domingo, acontece das 8 às 17 horas, sem intervalo ao meio-dia. Para votar, é preciso levar um documento oficial com foto: carteira de identidade, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho, Documento Nacional de Identidade (DNI) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O título de eleitor é opcional, mas facilita o eleitor a localizar a zona e a seção em que vota.
Após identificado, o eleitor é direcionado à cabine de votação. Ali, fica sozinho em frente à urna. O primeiro voto é para deputado federal. São quatro dígitos. Após digitar, é necessário apertar a tecla “Confirma”, a de cor verde. Depois, o voto é para deputado estadual. São cinco números. O processo é o mesmo. Após, vota-se para senador. O voto é para dois senadores. São três dígitos em cada um. Lembrando que após votar no primeiro senador, deve-se apertar “Confirma” para votar no segundo. O quinto voto é para governador e o sexto, a presidente. Nestes cargos, são dois dígitos em cada. Em todos os votos aparece a foto do candidato. A orientação é conferir antes de confirmar. Se o eleitor errar algum número, é necessário apertar a tecla “Corrige”, a de cor laranja. Se desejar votar em branco, deve apertar a tecla “Branco” e confirmar. O Cartório Eleitoral orienta que se leve uma “cola” na votação. Ela irá auxiliar caso algum número seja esquecido.

Confira a matéria completa, bem como dúvidas mais frequentes dos eleitores, na edição impressa do Jornal Arauto desta sexta-feira.

 

Urnas que serão usadas na região foram conferidas e organizadas nesta semana (Foto Lucas Batista/Jornal Arauto)






JORNAL ARAUTO
(51) 3718-3400
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
Copyright © 2010 - www.jornalarauto.com.br






by Sizing - Soluções para Internet