Vera Cruz - RS, sábado, 20 de outubro de 2018
Publicado 05/10/2018 » Geral
10ª Feira da Produção é cancelada
Fonte: Jornal Arauto

A 10ª edição da Feira da Produção, prevista para acontecer em novembro, foi cancelada. A decisão foi anunciada pelo prefeito Guido Hoff juntamente dos secretários de Cultura e Turismo, Marcelo Henrique de Carvalho e de Desenvolvimento Rural, Gilson Becker,  em reunião na Câmara de Vereadores de Vera Cruz na tarde desta terça-feira, 2 de outubro, que contou com a participação de feirantes e expositores. 

Entre os motivos está a falta de recursos, já que o Município precisa de verbas para fechar o ano. “Sabemos que uma prefeitura tem que fechar o ano com o caixa em dia e um pouco de sobra para pagar o funcionalismo que sai de férias em janeiro, principalmente para o quadro da educação”, reflete o secretário Marcelo. “A feira iria custar em torno de R$ 100 mil. Hoje, é um valor expressivo para a Prefeitura. Não dispomos deste valor em caixa”, acrescenta.

Além disso, o período eleitoral também contribuiu para o cancelamento. Os recursos de emendas parlamentares destinados para a construção de dois pavilhões no Parque de Eventos, onde seria realizada a feira, não foram liberados. Os valores só serão repassados após o segundo turno das eleições. Por isso, não haverá tempo hábil para a construção dos pavilhões.

“A intenção era transferir para o Parque de Eventos para ter uma estrutura melhor e reduzir o custo de locação com lonões. Por isso também havia sido transferido para novembro”, sublinha Gilson Becker. “No entanto, novembro não é um período propício para a maioria dos expositores, que trabalham com produtos alimentícios como embutidos, tortas, congelados. Os expositores já estavam bastante preocupados com este período, que normalmente é de calor”, completa. Na avaliação do secretário Marcelo, teria uma baixa comercialização nesta data. “Manter estes produtos em condições de comercialização seria difícil”, acredita.

NOVA DATA
Na reunião, Guido Hoff sugeriu que a Feira da Produção seja realizada em junho de 2018, juntamente com a Semana do Município, quando Vera Cruz completa 60 anos de emancipação. Assim, a feira voltará a ser realizada no inverno. “Para comemorar os 60 anos pensamos em fazer algo maior, bem organizado, mais divulgado e assim oferecer uma festa boa e que todos merecem”, projeta Marcelo H. de Carvalho. Para isso, a Secretaria de Cultura busca captar mais verbas. Após encaminhar projeto para o Banrisul e ter aprovação, aguarda a resposta para saber qual será o montante repassado.

Os expositores e feirantes, em sua maioria, aprovaram a ideia, porém, solicitam uma atenção maior para o evento e diversidade nas atrações para atrair o público. Danilo Paulitsch sugeriu que o Parque de Eventos seja mais utilizado para que assim a comunidade crie o hábito de prestigiar as festividades no local. “Desta forma as pessoas vão se acostumando e aceitando”, pontua. Os expositores também sugeriram que haja mais atrações culturais ao anoitecer. Além de bandas de renome, que haja oportunidade para as bandas locais. 

Para não prejudicar os produtores, o Município vai disponibilizar estandes para que participem de outros eventos, como o FelizCidade na Praça, agendado para o dia 6 de outubro, 4 de novembro e 16 de dezembro.

Confira a matéria completa na edição impressa desta sexta-feira, do Nosso Jornal.

No encontro foram expostos os motivos para a decisão. Entre eles está a situação financeira de V. Cruz (Foto: Jornal Arauto)






JORNAL ARAUTO
(51) 3718-3400
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
Copyright © 2010 - www.jornalarauto.com.br






by Sizing - Soluções para Internet