Vera Cruz - RS, terça-feira, 18 de dezembro de 2018
Publicado 30/11/2018 » Geral
Como mediar conflitos na escola?
Fonte: Jornal Arauto

Aos 14 anos, Verônica de Oliveira passou por um conflito na escola em que foi vítima. A menina residia no Paraná e recorda que num certo dia um colega pegou sua mochila e não queria devolvê-la. Outro colega quis se envolver para ajudá-la, o que acabou causado a fúria em quem havia pego a mochila. “Ele nos ameaçou e foi para casa pegar uma faca e nos apontava ela”, conta. “Apesar de não ter acontecido nada pior, eu e o outro colega que tentou ajudar tínhamos que ir para casa acompanhados, pois sofríamos ameças”, revela. “Quando conto essa história me dá um aperto no peito, pois é difícil lembrar”, acrescenta. 

Para impedir que algo mais grave acontecesse, os pais de Verônica registraram ocorrência na Delegacia de Polícia e o menino foi expulso da escola. Hoje, aos 17 anos, a jovem, que estuda na Escola Estadual de Ensino Médio Vera Cruz, o Poli, relata sobre o constrangimento que sofreu e o medo. No curso de capacitação para mediação de conflitos dentro da escola, através do Programa Mediar, promovido pela Chefia da Polícia Civil do RS, com apoio da Secretaria Estadual de Educação, por meio das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), a estudante espera auxiliar colegas que estejam na mesma situação ou até mesmo por brigas e outras situações que exijam uma intervenção.

“Já presenciei situações de brigas que não soube o que fazer”, recorda. “A capacitação está sendo ótima, pois vou ter noção e ferramentas para saber como proceder”, acredita.

PROJETO PIONEIRO
O Poli é o primeiro educandário na região a receber o projeto, que aconteceu durante toda a quarta-feira, dia 28, no auditório da escola, e contou com formação teórica e prática com dinâmicas. A capacitação foi realizada com dois representantes de cada turma, do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Ao final da tarde, 44 alunos receberam certificado.

Confira a matéria completa na edição impressa desta sexta-feira, do Nosso Jornal.

Ao todo, 44 estudantes participaram do curso no auditório do educandário nesta quarta-feira (Foto: Jornal Arauto)






JORNAL ARAUTO
(51) 3718-3400
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
Copyright © 2010 - www.jornalarauto.com.br






by Sizing - Soluções para Internet