Vera Cruz - RS, terça-feira, 18 de dezembro de 2018
Publicado 04/12/2018 » Geral
Saúde dá fim a consulta agendada por telefone
Fonte: Jornal Arauto

A sistemática de consultas médicas e odontológicas passa por mudanças em Vera Cruz. Desde ontem, por exemplo, quem precisa de dentista não é mais atendido por agendamento via telefone, mas por acolhimento - ou seja, se dirige à Unidade de Saúde, passa por triagem e, se o caso exigir urgência, é direcionado ao profissional. 

Esta sistemática será adotada, a partir do ano que vem, em todas as unidades de saúde do município, adianta a secretária Liseana Palma Flores. Em outras palavras, é a extinção do programa “Fila do SUS é coisa do passado”, lançado em julho de 2017 e que oportunizava o agendamento por telefone de consultas médicas. Com a mudança, frisa Liseana, não haverá mais agendamento por essa modalidade, nem distribuição de fichas. Todas as consultas serão por acolhimento, a exemplo do que acontece no plantão do Hospital Vera Cruz. 

Se um paciente chegar a uma ESF ou a uma UBS passará por triagem junto ao técnico ou ao enfermeiro, que dará o encaminhamento ou não, naquele momento, ao médico. “Se a pessoa está com febre, vômito ou diarreia passará por consulta. Caso contrário, poderá agendar [mas de forma presencial] para um atendimento em outro dia”, explica ela. “A distribuição de fichas, em que muitos pacientes madrugavam na fila, também se encerra. Quem, após passar pelo técnico, necessitar atendimento, terá”, garante ela.

O PORQUÊ DA MUDANÇA
Embora enobrecido na data de lançamento, inclusive com material sonoro de divulgação da campanha “Fila do SUS é coisa do passado”, Liseana classificou o agendamento de consultas por telefone como “arcaico de acesso”. Disse que muitos precisam de sorte para agendar consulta e relatou dificuldades que os moradores, principalmente do interior, enfrentam para conseguir uma ligação. “O novo sistema [o de acolhimento] faz parte da Política Pública de Humanização do Ministério da Saúde”, pontua.

Mudança acaba com o programa “Fila do Sus é coisa do passado” (Foto Lucas Batista/Jornal Arauto)






JORNAL ARAUTO
(51) 3718-3400
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
Copyright © 2010 - www.jornalarauto.com.br






by Sizing - Soluções para Internet