Vera Cruz - RS, terça-feira, 18 de dezembro de 2018
Publicado 07/12/2018 » Geral
No desenho, criatividade e imaginação
Fonte: Jornal Arauto

Flores, frutas, personagens de desenhos animados, peças abstratas. A IX Mostra de Artes é de pluralidade, de muita cor e de vasta criatividade. São mais de 100 obras expostas que evidenciam o talento principalmente daqueles que buscam na arte conhecer o mundo: são alunos da Espaço Arte Ateliê, de Vera Cruz, e que têm entre 7 e 17 anos.

Ana Luiza Pauli Schneider é uma das expositoras. Tem 9 anos e é apaixonada pelos desenhos. Aliás, sonha em ser arquiteta. Na exposição deste ano, a estudante da Escola Anchieta exibe três trabalhos: “Linda e saborosa”, que retrata a fruta romã; “Beleza feminina”, que mostra uma jovem menina; e “Olhe para a natureza”, que destaca uma espécie de orquídea. Essa última, conta Ana Luiza, saiu com alguns errinhos, mas que nem por isso deixa de orgulhar a vera-cruzense. “É que para mim precisa estar tudo perfeito. E aqui, na borda das flores, borrou um pouco o lápis aquarelável”, disse ela.

Aliás, esta técnica é a mais recente que Ana Luiza aprendeu. Antes disso, utilizou papel com tinta e pintura com grafite. “É uma evolução no desenho”, cita a professora Vanise Garlet, referindo-se também aos demais alunos, que vão se aperfeiçoando nas técnicas.  “Temos a preocupação em não deixar os desenhos muito livres, porque aí não temos avanço. O que fizemos é dar uma temática, mostrar as técnicas e deixar a criatividade com o aluno”, explica ela.

Para Vanise, nem todas as peças precisam dizer, de cara, o que artista quis pintar. As obras abstratas, comenta a professora, são as que conseguem instigar o imaginário de quem aprecia. “Numa pintura abstrata, cada um pode ter uma interpretação diferente. Isso que é legal deste tipo de obra”, explica. “A pessoa para, olha, pensa, começa a divagar, reflete o que o artista quis dizer. No abstrato, você é convidado a pensar”, arremata a professora. 

A EXPOSIÇÃO
A exposição começou na segunda-feira e se encerra hoje, junto à Escola, que fica  na rua Tiradentes, 796. Paralelo a IX Mostra de Artes da Espaço Arte Ateliê, tem a II Showart, numa mescla de desenhos, pinturas, poesia e músicas. Alunos e professores da Escola Música e Talentos realizam apresentações musicais, a exemplo da foto abaixo. A visitação, que é aberta ao público, acontece das 8 às 12 horas e das 13 horas às 17h30min, e tem entrada gratuita.

Exposição conta com mais de 100 trabalhos de alunos da Espaço Arte Ateliê (Foto Lucas Batista/Jornal Arauto)






JORNAL ARAUTO
(51) 3718-3400
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
Copyright © 2010 - www.jornalarauto.com.br






by Sizing - Soluções para Internet