Vera Cruz - RS, sábado, 19 de janeiro de 2019
Publicado 14/12/2018 » Geral
Agora, formados em gestão rural
Fonte: Jornal Arauto

O campo ganha conhecimento, ganha gestão, aperfeiçoamento. A agricultura fica mais forte, consolida seu espaço. E prova disso é a formatura de mais 120 alunos no curso “Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural”, do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal. A solenidade que marcou a entrega dos certificados a estudantes de Vera Cruz, Vale do Sol, Santa Cruz do Sul, Candelária, Sinimbu, Venâncio Aires e Boqueirão do Leão foi na tarde de ontem.

Quem falou em nome de todos os prefeitos foi Guido Hoff, de Vera Cruz. Ele enalteceu o que é produzido no campo e disse que o futuro está na lavoura. “É de lá que sai praticamente tudo que vai para a prateleira do supermercado. Mas produzir sem administrar é o mesmo que comer sem prato”, frisou ele, refletindo também sobre a permanência cada vez maior dos jovens no campo. “Houve um tempo que os jovens precisavam deixar o campo para estudar na cidade. Houve um tempo em que o interior era privado de muitos benefícios encontrados no centro. Hoje, o movimento é reverso. Muitos jovens da cidade estudam para desempenhar atividades no campo. Mas vocês, que nasceram e seguem na propriedade dos pais, já saem ganhando”, arrematou ele.

Quem nas cadeiras estava aguardando o certificado de conclusão era filho de agricultor, a maioria ligado à produção de tabaco. Mas, durante as aulas teóricas e práticas, o que se estudou mesmo foi gestão. No programa, eles realizaram estudo e análise das propriedades rurais, diagnóstico do município e da região com estudos dos arranjos produtivos locais e mapeamento das parcerias locais e alianças estratégicas. Os adolescentes também desenvolveram trabalhos em grupo envolvendo as famílias, realizaram intervenções em suas comunidades e concluíram a aprendizagem com estudos de viabilidade de desenvolvimento de produtos de gestão no meio rural, construindo projetos de vida. 

Durante a solenidade, cada turma trouxe depoimentos em vídeo de como foram as aulas e o que de positivo se conseguiu. Entre os relatos, o compartilhar de conhecimento entre os estudantes e o desejo cada vez maior de transformar a propriedade em um local diversificado - ir, aos poucos, extinguindo a ideia de que pequenas propriedades devam produzir apenas tabaco. O fumo continuará sendo o carro-chefe, mas com produção paralela de outros itens.

O PROGRAMA CONTINUA
Os formandos de ontem fazem parte da segunda edição do Programa de Aprendizagem. Em 2017, 84 adolescentes receberam seus certificados e, com as turmas deste ano, a soma chega a 204 jovens com formação em empreendedorismo e gestão rural. Para 2019, estão previstas turmas em sete municípios da região, incluindo novamente Vera Cruz e Vale do Sol. 

Prefeito de Vera Cruz falou em nome dos gestores dos sete municípios que abrigavam turmas (Foto Lucas Batista/Jornal Arauto)






JORNAL ARAUTO
(51) 3718-3400
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
Copyright © 2010 - www.jornalarauto.com.br






by Sizing - Soluções para Internet