Vera Cruz - RS, quinta-feira, 22 de agosto de 2019
Publicado 18/12/2018 » Geral
Novo presidente da Câmara será eleito no dia 26
Fonte: Jornal Arauto

2019 começa com mudanças na presidência da Câmara de Vereadores de Vera Cruz. O atual parlamentar que comanda a Casa, Eduardo Viana, não vai à reeleição. O Regimento Interno, em seu artigo 24, veda a disputa para o mesmo cargo. O que pode, no entanto, é buscar uma vaga nos demais, como vice-presidente, secretário e vice-secretário. Porém, Eduardo já manifestou que não deve se candidatar à Mesa. 

Como é permitida a inscrição de candidatos aos cargos da Mesa Diretora até momentos antes da sessão que ocorre a votação, não há, até agora, parlamentar que confirmou a candidatura. Mas, para adiantar o cenário do dia 26 de dezembro, quando ocorre a eleição para os cargos, o Nosso Jornal contatou com cada um dos 11 vereadores. A maioria afirmou estar analisando se vai lançar seu nome. Alguns justificaram que a composição da Mesa vai além dos cargos, que é “preciso pensar na governança” e “no bem da comunidade”, e que, por isso, estão debatendo entre os colegas.

Dos parlamentares, Waldir Justmann, o Peda, disse que seu nome está à disposição e que deve concorrer a presidente. Ele está no quinto mandato como vereador e esteve à frente do Poder Legislativo durante nove anos. Segundo ele, a experiência adquirida é o que leva a disputar novamente o cargo. Em janeiro de 2014, durante 10 dias, Peda também foi prefeito em exercício de Vera Cruz. Na época, ele era presidente da Câmara e, devido às férias da prefeita Rosane Petry e da impossibilidade por motivos de saúde do vice-prefeito, Loreno Nyland, assumir, virou chefe do executivo.

Quem também deixa o seu nome para ser presidente da Câmara, mas espera uma decisão do grupo da base governista (PTB e PSB), é José Abrelino da Silva. Ele está em seu sétimo mandato como vereador e já comandou o Legislativo em duas oportunidades. Quando foi presidente, lembra ele, os mandatos da Mesa Diretora eram de apenas um ano. Hoje, são dois.

Embora não aponte cargo, os vereadores Mártin Nyland e Horst Schuh também devem disputar a Mesa Diretora. Horst é hoje vice-presidente. Isso significa que ele não poderá concorrer a este cargo - somente aos demais. Mártin não integra a Mesa Diretora atualmente. Conforme ele, o seu partido, o PTB, está na construção de um nome em consenso entre as siglas da base do governo (PSB e PTB). “Estamos conversando e buscando apoio com os demais partidos que possuem representatividade na Câmara”, citou Mártin.

Dos 11 vereadores, dois deles - Eduardo Viana e Marcelo Carvalho - informaram ao Nosso Jornal que não devem disputar nenhum dos cargos. Os demais parlamentares ainda estão analisando. A eleição será após o Natal, no dia 26, às 18h30min. Ela será a última sessão ordinária de 2018. Os eleitos assumem no ano que vem.







JORNAL ARAUTO
(51) 3718-3400
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
Copyright © 2010 - www.jornalarauto.com.br






by Sizing - Soluções para Internet