Vera Cruz - RS, quarta-feira, 26 de junho de 2019
Publicado 08/01/2019 » Geral
Criminalidade volta a assustar o interior
Fonte: Jornal Arauto

Quando o jovem Felipe Fischborn saiu de casa para aproveitar a noite com a namorada no sábado, dia 5 de janeiro, jamais imaginou que ao retornar teria armas apontadas para o casal. Nem conseguiria cogitar que o pai, no fim daquela madrugada, estaria baleado, sangrando e refém da criminalidade. O assalto em Alto Ferraz reforça a sensação de insegurança, que tantas vezes marcou o interior de Vera Cruz. Marco Jair Fischborn, presidente da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Alto Ferraz, mesmo sem reagir virou alvo de criminosos que não pensaram duas vezes em atirar. Felipe viu tudo de perto.

A noite de sábado para domingo para Felipe e a namorada Anelise Schwantz foi de diversão no baile da Juventude, realizado no pavilhão da Comunidade Evangélica de Alto Ferraz. Era uma noite comum. Por volta das 3h30min, os dois saíram da festa e conversaram por um tempo com um casal de amigos. Chegaram em casa às 4 horas. Anelise abriu o portão e Felipe guardou o carro. Entraram dentro de casa e foram se preparar para dormir. Sono que não aconteceria tão cedo.

Depois de trocar de roupa no quarto, Felipe se juntou à namorada, que escovava os dentes. Foi neste momento que escutaram um barulho muito forte, som que dava início aos momentos de terror que estavam por passar. Quando foram ver o que acontecia, três homens, com toucas ninjas, luvas, coturnos e roupa camuflada, apontaram um revólver e duas espingardas para o casal. 

Felipe e Anelise foram obrigados a deitar no chão. Marco, que estava no quarto, apareceu para ver o que acontecia. Foi alvejado no mesmo momento. O disparo, efetuado com o revólver, atingiu a perna direita do presidente e acordou seus pais, que dormiam em um quarto próximo. Marco, embora ferido, pediu que Resilda e Milton Eno Fischborn pudessem retornar ao quarto devido ao avançar da idade e os bandidos deixaram. Enquanto isso, Clarice Fischborn, esposa de Marco e mãe de Felipe, pulava a janela de outro quarto, para pedir socorro aos vizinhos.

Na cozinha, a cena continuava a mesma. Felipe e Anelise deitados no chão e Marco refém dos criminosos, enquanto perdia sangue. Os bandidos então pediram pelo lucro do baile. Acreditavam que, por Marco ser presidente da Comunidade Evangélica, estaria com o dinheiro. A festa, entretanto, era organizada pela Juventude e nenhum valor foi encontrado pelos bandidos. Nervosos e atrapalhados, conversaram entre si e reclamaram por terem lhes passado a informação errada. Tentaram mais uma vez exigir o dinheiro e levaram Marco para o quarto, local onde perceberam que alguém havia saído pela janela. Era hora de fugir.

O trio deixou a casa da família Fischborn com as chaves dos dois carros. Entraram no Space Fox e na Saveiro, que não ligou. Todos foram para o mesmo veículo e deixaram o local, sem dinheiro e carregando nas costas uma tentativa de homicídio. Felipe, com a saída dos bandidos, levou o pai ao Hospital Vera Cruz, onde logo foi atendido. Durante o domingo, precisou ser encaminhado ao Hospital Santa Cruz, onde passou por uma cirurgia vascular. Até o fechamento desta edição, no início da noite de ontem, o homem, de 47 anos, estava hospitalizado, já no quarto da casa de saúde, com a situação estável.  

Na memória de Felipe, de 25 anos, a imagem do pai baleado, sangrando, enquanto três bandidos exigiam dinheiro. O jovem reflete sobre o que aconteceu e pede paz. Deseja um reforço no policiamento, ao lembrar a falta de policiais em plantões e a dificuldade em contatar a central da Brigada Militar. Para ele, depois de tudo o que viveu, o que fica é a gratidão pelo pai estar vivo e a sensação de insegurança, que já existia e que, agora, atormenta muito mais.

Na porta, as marcas da violência; na mão, os resquícios de uma bala que poderia ter matado (Foto Arauto)






JORNAL ARAUTO
(51) 3718-3400
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
Copyright © 2010 - www.jornalarauto.com.br






by Sizing - Soluções para Internet