Vera Cruz - RS, domingo, 21 de abril de 2019
Publicado 01/02/2019 » Esporte
Pela América, 1,8 mil quilômetros
Fonte: Jornal Arauto

Apaixonado por ciclismo, o vera-cruzense Leonardo Wink, de 24 anos, embarcou em uma nova aventura, no final do ano passado. Desta vez, acompanhado da namorada, Sara Dias, de 18 anos. Os dois partiram no dia 27 de dezembro da cidade de Uruguaiana e pedalaram até 18 de janeiro, quando chegaram a Valparaíso, no Chile. Nesses 22 dias, passaram ainda pela Argentina. Na terra dos Hermanos, cruzaram por San Jaime de la Frontera, Cerrito, Santa Fé, Villa Maria, Río Cuarto, Villa Mercedes, San Luis, Mendoza, Potrerillos, Uspallata, Penitentes, Puente del Inca e Las Cuevas. E no Chile, por Los Chaletes, Los Andes, La Calera, Quillota, Viña del Mar e Valparaíso, o destino final. Ao todo, foram 1.830 quilômetros sobre a bike.

Para essa pedalada, conta Leonardo, as preparações físicas iniciaram em fevereiro do ano passado, com foco principal apenas nos fins de semana. Em agosto, lembra o jovem, começaram a arrecadar valores para custear a viagem. Através de fabricação e venda de trufas de chocolate, o casal conseguiu o dinheiro necessário. “Vendíamos no trabalho, na faculdade e na rua”, revela. Foi no empenho e na solidariedade que o desejo de novamente desbravar as belezas da América do Sul se tornou realidade. “Foi uma viagem muito gratificante e uma oportunidade única de percorrer de bicicleta boa parte do território argentino e, principalmente, percorrer a Cordilheira dos Andes, tanto em território argentino como no chileno. Foi uma alegria imensa poder ver pessoalmente a grande rede de montanhas, realizar a descida dos Los Caracoles no Chile”, comenta o vera-cruzense, formado em Educação Física Licenciatura e estudante de Educação Física Bacharelado.

A VIAGEM
Por dia, o casal pedalava de 90 a 100 quilômetros, com paradas para o almoço. Ao final do dia, conta Leonardo, era preciso encontrar um local para armar acampamento e realizar a refeição da noite. “Em resumo, praticamente todos os dias acampávamos em postos de gasolina ou em campings. Alguns dias passamos a noite na casa das pessoas que já conhecíamos e que conhecemos durante a viagem”, diz ele, feliz que pôde rever alguns amigos que realizou na outra viagem - entre o final de 2017 e o início de 2018 - de bicicleta e entusiasmado com as novas amizades seladas nesse início do ano, na mais nova aventura pela América.

Sara Dias, de 18 anos, e Leonardo Wink, de 24, iniciaram a preparação física quase um ano antes (Foto Divulgação)






JORNAL ARAUTO
(51) 3718-3400
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
Copyright © 2010 - www.jornalarauto.com.br






by Sizing - Soluções para Internet