Vera Cruz - RS, terça-feira, 23 de julho de 2019
Publicado 08/02/2019 » Geral
Menos material orgânico no lixo
Fonte: Jornal Arauto

A comunidade de Vera Cruz está mais consciente em se tratando da separação do lixo. O material orgânico, que representava 48,3% do lixo no município em 2012, caiu para 25%, no ano passado. O dado foi divulgado na tarde desta quinta-feira, dia 7, durante a audiência pública realizada na Câmara de Vereadores. O diagnóstico é baseado em um levantamento feito pela empresa Urbana Engenharia, de Porto Alegre, contratada pelo Civale. A partir da análise graviométrica, a meta é melhorar a gestão do lixo no município e também contribuir para a criação do Plano Regional de Gestão de Resíduos Sólidos, que vai envolver outros municípios da região.

A redução no descarte de orgânico foi uma surpresa positiva para o coordenador do Departamento Municipal de Meio Ambiente (DEMA), Ricardo Konzen. “É resultado do trabalho realizado em educação ambiental, além do trabalho com composteiras, principalmente nas escolas”, comemora. “É um sinal de que está havendo mais conscientização da comunidade”, completa.

Konzen revela que no ano passado foram gastos pouco mais de R$ 1,7 milhão com a coleta, transporte e destinação final do lixo em Vera Cruz. Conforme reflete, se não tivesse ocorrido redução no lixo orgânico, que acaba pesando na balança, o custo seria ainda mais alto. Konzen lembra que no ano passado foram arrecadados cerca de R$ 900 mil, no entanto, o custo com o lixo foi maior. 

Confira a matéria completa na edição impressa desta sexta-feira, do Nosso Jornal.

 

Resíduos sólidos domiciliares e públicos passam por análise para elaboração de ações (Foto: Jornal Arauto)






JORNAL ARAUTO
(51) 3718-3400
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
Copyright © 2010 - www.jornalarauto.com.br






by Sizing - Soluções para Internet