Vera Cruz - RS, domingo, 21 de abril de 2019
Publicado 15/02/2019 » Polícia
Em uma década, menos furtos em Santa Cruz, Vera Cruz e Vale do Sol
Fonte: Jornal Arauto

Na região, o número de furtos teve redução na última década. Em Santa Cruz do Sul, por exemplo, a queda foi de mais de 25%, se comparados os dados de 2008 e 2018. Há 10 anos, foram 2.554 casos, contra 1.883 no ano passado. Em Vera Cruz também caiu: de 322 para 222. Em Vale do Sol, foram 99 casos em 2008 e 66 no ano que encerrou. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, que contabiliza ainda os demais crimes, como furto de veículo, roubo, latrocínio, homicídio, tráfico de drogas, entre outros.

A redução dos indicadores de criminalidade, de acordo com o comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar do Vale do Rio Pardo, tenente-coronel Giovani Paim Moresco, é atribuída, principalmente, à ferramenta Avante, um projeto de melhoria da gestão para resultados na Brigada Militar. A adesão foi em 2016 e, desde lá, são analisados os fatores criminogênicos dos acontecimentos, como dia da semana em que o delito ocorreu, horário, tipo de crime e de criminoso, localização espacial, entre outros. Com esta análise mais aprimorada, os policiais conseguem chegar aos delinquentes e, em muitas vezes, com ações de policiamento ostensivo, evitar que os crimes aconteçam. “Parafraseando: é conhecer o teu inimigo, no caso o criminoso, para combatê-lo”, observa o comandante, que comenta que a Brigada Militar está diuturnamente em ações de prevenção nas ruas.

Outro fator que contribui para a diminuição dos índices, destaca Moresco, é a participação mais forte da comunidade, seja informando atitudes suspeitas pelo 190 ou pelos canais de trocas de mensagem. Em Vera Cruz, por exemplo, a Brigada Militar tem à disposição um telefone celular com WhatsApp. Qualquer fato anormal avistado no município pode ser informado através de mensagens ou de ligações para o número (51) 99990-3051. A diminuição dos casos de furto a residências também está atrelada aos dispositivos de segurança que os próprios moradores passaram a utilizar. Conforme Moresco, câmeras de videomonitoramento e alarmes, muitas vezes, impendem a ação criminosa, assim como dispositivos como corta-corrente, no caso de furto de veículo.

OUTROS CRIMES
Se os crimes contra patrimônio caíram, os contra a vida tiveram aumento. Em Santa Cruz, os homicídios subiram de 16 para 22. Vera Cruz não registrou assassinato em 2008, mas teve um no ano passado. Já em Vale do Sol, ninguém foi morto na cidade em 2018. Há dez anos, uma vida foi ceifada (veja mais números na tabela abaixo).

(Foto Arquivo Arauto)






JORNAL ARAUTO
(51) 3718-3400
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
Copyright © 2010 - www.jornalarauto.com.br






by Sizing - Soluções para Internet