Vera Cruz - RS, domingo, 19 de maio de 2019
Publicado 12/03/2019 » Geral
Eleitores têm prazo para regularização
Fonte: Jornal Arauto

Quem não votou nem justificou a falta em pelo menos três votações seguidas deve regularizar sua situação o quanto antes. O prazo para se regularizar começou nesta quinta-feira, dia 7 de março, e se estende até o dia 6 de maio. Para isso, é preciso pagar as multas referentes às ausências, bem como comparecer a um Cartório Eleitoral. Para somar as três faltas, são contados os turnos de votação, além disso, são contadas as eleições suplementares, convocadas quando o pleito oficial é anulado.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 2,6 milhões de pessoas podem ter o título cancelado caso não regularizem a situação. Em Vera Cruz, há 15 eleitores faltosos. Em Vale do Sol são 18 eleitores com três faltas consecutivas, segundo aponta o chefe do Cartório Eleitoral da 162ª Zona, situado em Santa Cruz do Sul, Luiz Cláudio Costa.

Costa explica que os eleitores precisam comparecer ao cartório, localizado na rua Ernesto Alves, nº 760, em Santa Cruz do Sul, das 12 às 19 horas, portando o título e um documento de identidade. “Os títulos serão cancelados em 7 de maio”, frisa.

Para a regularização do voto é necessário comparecer ao cartório da mesma forma, estando ou não cancelado, esclarece o chefe do Cartório Eleitoral. “Não se trata de perder o título, mas simplesmente tê-lo cancelado, não podendo votar na eleição de 2020 se a situação não for regularizada”, revela.

Não terão os títulos cancelados aqueles que não são obrigados a votar, sendo seu comparecimento às urnas facultativo, como as pessoas entre 16 e 18 anos e acima de 70 anos. Também não estão sujeitos à medida os portadores de deficiência a quem seja impossível ou extremamente oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais.

 

Quem não está em dia com a justificativa precisa procurar o Cartório Eleitoral, em Santa Cruz (Foto: Jornal Arauto)






JORNAL ARAUTO
(51) 3718-3400
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
Copyright © 2010 - www.jornalarauto.com.br






by Sizing - Soluções para Internet