Vera Cruz - RS, domingo, 19 de maio de 2019
Publicado terça-feira, 7 de maio de 2019 10:15 »
Prevenção é o primeiro passo para combater a gripe
Fonte: Jornal Arauto

No sábado, dia 4, muitas pessoas aproveitaram o tempo ensolarado para comparecer às unidades de saúde e se imunizar contra a gripe. Em Vera Cruz, Santa Cruz e Vale do Sol, a movimentação no Dia D de vacinação elevou os índices de imunização, alcançando parte da população que não consegue ir até os postos durante a semana.

Após o atendimento no último sábado, quando as unidades ficaram abertas durante o dia, a Secretaria Municipal de Saúde alcançou 53% das imunizações. Aumento no número de vacinas aplicadas contra gripe também foi registrado em Vale do Sol, que chega a quase 50% da população vacinada. Em Santa Cruz, o Dia D contribuiu para o crescimento de 12,2% das imunizações. Agora, 47,2% do público-alvo está vacinado contra a gripe no município. 

DOENÇAS DO FRIO

A estação mais fria do ano só inicia em 21 de junho, mas as temperaturas um pouco mais baixas, que marcam os termômetros já no outono, fazem com que as pessoas se aglomerem em lugares fechados, aumentando os riscos de contrair gripes e resfriados. Além disso, os diferentes recursos utilizados para driblar o frio, como aquecedores, lareiras e condicionadores de ar são prejudiciais à saúde e podem provocar doenças.

Para a prevenção das gripes, o primeiro passo é sempre a vacinação. Mas, aliados à ela, mudanças de hábito e alguns cuidados também podem evitar o desencadeamento dessas doenças e de outros problemas de saúde como rinite, sinusite, asma ou bronquite. 

Confira abaixo, algumas dicas simples que ajudam na prevenção de doenças do frio, fornecidas pela Unimed e pela médica pneumologista conveniada, Aline Costa Mathias.

REFORCE SEU SISTEMA IMUNOLÓGICO 

Beba muita água, durma o suficiente e mantenha alimentação balanceada. Além disso, evite antibióticos desnecessários, pois o abuso desses medicamentos pode criar resistência a sua eficácia no futuro.

COMA IOGURTE

Determinados iogurtes contêm “culturas ativas” ou bactérias benéficas que ajudam a prevenir resfriados.

APOSTE NA HIGIENE

Lavar as mãos com frequência, manter lençóis, edredons e roupas limpos, arejar a casa e limpar as superfícies tocadas frequentemente - como torneiras, maçanetas e cobertores - com desinfetante são hábitos que ajudam a evitar que vírus, bactérias e germes se proliferem.

DO QUENTE PARA O FRIO

As mudanças bruscas de temperatura são prejudiciais à saúde, especialmente para crianças, idosos e pacientes portadores de patologias respiratórias crônicas. Por isso, ao sair de um lugar quente para um frio, não se esqueça de se agasalhar adequadamente.

LAREIRAS E FOGÕES À LENHA

A fumaça proveniente da queima de lenha pode levar ao desenvolvimento ou agravo de doenças respiratórias. Por isso, ao usar lareiras e fogões à lenha, mantenha o ambiente bem ventilado. 

CONDICIONADORES DE AR E AQUECEDORES

Estes recursos retiram a umidade do ambiente, prejudicando as vias aéreas.  Para evitar o desconforto gerado pelo ressecamento do ar, a dica é colocar uma bacia com água ou uma toalha molhada no cômodo onde o aparelho está ligado. Além disso, nunca durma com esses aparelhos ligados e sempre faça a higienização deles.

 

Público-alvo compareceu aos postos no sábado para se vacinar (Foto: Jornal Arauto)


Comentários
Sem comentários publicados
Deixe seu comentário




+ Notícias relacionadas
 




JORNAL ARAUTO
(51) 3718-3400
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
Copyright © 2010 - www.jornalarauto.com.br






by Sizing - Soluções para Internet