Vera Cruz - RS, terça-feira, 17 de setembro de 2019
Publicado sexta-feira, 17 de maio de 2019 08:30 » Geral
Uma casa para evidenciar a arte
Fonte: Jornal Arauto

Quem passa pelo Centro de Santa Cruz do Sul, na rua Marechal Floriano, talvez, na pressa, não repare em um grandioso prédio de 946 metros quadrados, na esquina com a Júlio de Castilhos. Sim, ele tem uma pintura em tons acinzentados e não chama tanta atenção. Mas, na parte interna, o que não falta é cor. Atualmente, a Casa de Artes Regina Simonis recebe visitas para a Exposição Sunna, de Rafael Barletta. Santa-cruzense, o artista destaca em suas obras a face. “Mas você precisa ver, precisa sentir”, pontua a curadora da exposição, Carmen Regina Pozzobon da Costa. As pinturas são um convite para os apreciadores de artes. Ela estará em destaque até o dia 1º de junho e pode ser visitada de forma gratuita.

Aliás, durante todo o ano o espaço conta com as mais variadas demonstrações de arte. Recentemente, lembra Carmen, a figura feminina esteve evidenciada. “No mês de junho teremos a exposição ‘Poesia líquida’, com fotos da jornalista Dulce Helfer. Ela retrata a água, o meio ambiente”, diz. A exposição abre no dia 5 e vai até meados de julho. Cada escola visitante receberá um livro da expositora para compor o acervo de sua biblioteca. “E assim seguem as exposições. Temos até o final do ano e uma lista de artistas que já contataram. Essa semana, por exemplo, um do Chile conversou comigo”, comenta Carmen, feliz com o engajamento de todos.

GALERIA PERMANENTE
As exposições, hoje, são temporárias. Mas os planos são construir uma galeria permanente que irá valorizar as obras dos artistas locais. Essa ficaria no segundo pavimento do prédio tombado. Porém, antes que o sonho saia do papel, há a necessidade de reforma, o que gera investimentos. “Dinheiro é o que nos falta”, observa. Embora existam associados e que contribuem mensalmente com um valor, pouco se consegue fazer. Recentemente, conforme e a tesoureira Isabel Teresinha Zanetti, foram realizadas obras custeadas por empresas de Santa Cruz. “Agora, buscamos recursos para a reforma na fachada, não em sua totalidade, mas que acabe com as rachaduras. Além disso, a ideia é realizar a limpeza da estrutura, dando cara nova ao espaço”, diz ela. Outra fonte de recurso é a destinação de parte do valor arrecadado com a venda de obras e outros itens de artistas que expõem na Casa de Artes. “Na próxima semana, teremos, por exemplo, uma exposição de tapetes. Os quadros irão permanecer na parede e os tapetes no chão, podendo ser adquiridos”, diz Isabela. Quem visita a Casa de Artes ainda pode fazer doações espontâneas.

(Foto Lucas Batista/Jornal Arauto)






JORNAL ARAUTO
(51) 3718-3400
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
Copyright © 2010 - www.jornalarauto.com.br






by Sizing - Soluções para Internet