Vera Cruz - RS, terça-feira, 19 de novembro de 2019
Publicado 21/06/2019 » Geral
Hospital Ana Nery estuda a permanência da gestão do HVC
Fonte: Jornal Arauto

Há um ano, Vera Cruz aplaudia a nova gestão do Hospital Vera Cruz, assumida pelo Ana Nery. A manchete do Jornal Arauto apontava que foi a alternativa para impedir o fechamento da casa de saúde, tendo em vista a dívida milionária. De lá para cá, houve avanços, percalços, demissões, vinda de novos profissionais, implementação de serviços, enfim, incontáveis mudanças. O que se espera agora é a renovação desse contrato, cujo vencimento é no final de junho. Os órgãos envolvidos pouco falam. O Hospital Ana Nery diz que “neste momento estão em negociação para ver a viabilidade de continuar ou não a gestão do Hospital Vera Cruz”. A Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação Dr. Jacob Blész, mantenedora do Hospital Vera Cruz, citam o mesmo. Uma reunião está agendada para segunda-feira, dia 24, e deve nortear as tratativas. O prefeito Guido Hoff irá participar, mas diz não ter conhecimento se este será o assunto a ser abordado.

Presidente da Fundação, Clair Tornquist espera que o contrato seja renovado, sobretudo pela continuidade dos serviços, mas não hesita em dizer das dificuldades que os novos administradores vêm encontrando para equilibrar gastos e receitas. Um dos programas que poderia dar fôlego ao HVC ou até mesmo acabar com a dívida é o “Porta de Entrada Hospitalar para Urgências e Emergências”. Conforme Clair, desde 2014 o Hospital poderia estar cadastrado e ter recebido cerca de R$ 2 milhões. Porém, a documentação só começou a avançar com a chegada da nova gestão, em junho de 2018. “Os gestores do Ana Nery acreditavam que esse projeto havia sido encaminhado e que estava apenas adormecido. Mas não. Isso foi um baque muito grande”, sublinha.

Para dar sequência, ele foi aprovado no último dia 10, pelo Conselho Municipal de Saúde, junto com outros dois. O Porta de Entrada, segundo a presidente, contempla hospitais que têm plantão de urgência e emergência. “O Hospital já presta esse serviço. O valor vem como um incentivo, já que o Estado não consegue corrigir a tabela. Isso não aumenta nossa demanda. Não estando cadastrado, só deixamos de ganhar”, observa.

Os demais projetos aprovados dizem respeito à unidade de internação e leitos de retaguarda a pacientes em cuidados prolongados para reabilitação e fase terminal em diversas patologias e ao serviço regional de média complexidade em clínica-geral para atendimento a pacientes psiquiátricos/saúde mental. 

A matéria na íntegra estão na edição do Jornal Arauto desta sexta-feira.

Hospital Ana Nery assumiu a gestão da casa hospitalar de Vera Cruz no ano passado (Foto Lucas Batista/Jornal Arauto)






JORNAL ARAUTO
(51) 3718-3400
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
Copyright © 2010 - www.jornalarauto.com.br






by Sizing - Soluções para Internet