Vera Cruz - RS, terça-feira, 23 de julho de 2019
Publicado 25/06/2019 » Geral
Prevenção que vai na carona
Fonte: Jornal Arauto

Em menos de 50 dias, Santa Cruz do Sul já tem 98 notificações relacionadas à dengue, sendo 19  casos confirmados e 15 descartados. Devido ao aumento significativo nos últimos dias, a Secretaria de Saúde vem realizando inúmeras ações para eliminação de focos e de possíveis criadouros, além de intensificar a conscientização do risco que o mosquito Aedes aegypti traz à saúde da população.

Em situação de surto da doença, a Prefeitura executa ações, desde trabalho em escolas, mutirões em bairros da cidade, além de treinamentos contra a dengue em empresas com mais de 100 colaboradores. Preocupados, motoristas de aplicativo se somaram às iniciativas de conscientização. Na manhã desta segunda-feira, dia 24, a Prefeitura firmou parceria com motoristas, por intermédio de Gustavo Daniel Frey, que faz parte de um dos grupos de caronas pagas. Frey conta que a iniciativa veio à tona devido à preocupação com o aumento de casos da doença no Município. “No grupo que participo, em média, cada motorista faz pelo menos 15 viagens por dia. São cerca de 150 motoristas. Ou seja, são 12 mil pessoas impactadas durante a semana”, reflete. “Além da quantidade de pessoas que circulam, atingimos todos os bairros de Santa Cruz, o que faz com que possamos levar a informação a todos os cantos”, completa. 

A ideia, segundo Frey, é contribuir para que o maior número de pessoas seja atingido e saiba da importância de cuidar seus pátios e manter longe o mosquito transmissor da dengue. “Em contrapartida, o município vai fornecer material educativo e todos os passageiros que tiverem caronas pagas vão receber as informações sobre a dengue”, reforça o secretário de Saúde, Régis de Oliveira Júnior. O trabalho de divulgação por parte dos motoristas iniciou, para alguns, durante a noite de ontem. Hoje, ao longo do dia, o material será entregue aos demais profissionais.

“É uma iniciativa inédita e devemos reconhecer a importância desse trabalho que estão oferecendo já que eles fazem um número significativo de corridas ao longo do dia e que vão nos auxiliar e muito”, completa. Régis reforça ainda que todas as ações feitas pelo município são de extrema importância, no entanto, de nada adianta se a população não fizer sua parte. “A Prefeitura está fazendo sua parte, mas o cidadão também precisa colaborar”, frisa. 

EM VERA CRUZ
As ações se somam não apenas em Santa Cruz, mas também em Vera Cruz. Embora na Capital das Gincanas não se tenha a presença do mosquito, devido à aproximação, ações vêm sendo realizadas. A exemplo, as atividades em Vila Progresso, realizadas na manhã desta segunda-feira, dia 24 (confira mais detalhes na página 5). Além disso, no próximo sábado, dia 29, tem mutirão de conscientização em alguns bairros de Vera Cruz, durante todo o dia.

 

Parceria entre Município e motoristas foi firmada na segunda-feira pela manhã (Foto: Divulgação)






JORNAL ARAUTO
(51) 3718-3400
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
Copyright © 2010 - www.jornalarauto.com.br






by Sizing - Soluções para Internet