Vera Cruz - RS, quarta-feira, 16 de outubro de 2019
Publicado 05/07/2019 »
Conhecimento para alavancar produção
Fonte: Jornal Arauto

A agricultora Mara Luciana Mueller Behm,  de Linha Cerro Branco, Sinimbu, por muitos anos plantou só fumo em sua propriedade. Foi quando percebeu que existia mercado para outras culturas, como da cenoura e do tomate, e resolveu investir nelas. Hoje, busca mais conhecimento e a troca de experiências com outros produtores para aperfeiçoar esses plantios. Com esse objetivo e para o fortalecimento das organizações cooperativas, ocorreu o 3º Seminário Regional do Cooperativismo na Agricultura Familiar, na quinta-feira, dia 4, em Vera Cruz. 

Realizado em Linha Henrique D’Ávila, o encontro contou com relatos de agricultores, a partir de suas experiências na produção de aipim, cenoura e cebola, nos cultivos protegidos e na avicultura colonial. Além da troca de ideias, o objetivo das oficinas foi fazer um levantamento acerca dessas temáticas, tendo em vista sua aplicabilidade nas propriedades dos agricultores, analisando quatro aspectos: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. À tarde, representantes das Secretarias Estadual e Federal da Agricultura palestraram ao público.

A fim de aprender algumas técnicas para conseguir um resultado melhor no cultivo de cenoura, Mara acompanhou a fala do técnico em agropecuária, Élcio Steyding, de Agudo, sobre o plantio dessa cultura  e da cebola. Entre as forças do cultivo de cenoura na região, os agricultores destacaram o clima favorável para o plantio ao longo do ano. “A vantagem é que eu posso plantar o ano todo, mas nunca semeio tudo de vez, devido às perdas”, conta Mara.  Já entre as ameças para as duas culturas, destacou-se a falta de conhecimento técnico por parte dos produtores, o que leva ao cultivo da semente e preparo do solo incorretos e, consequentemente, ao não desenvolvimento padrão do produto final. 

Confira a matéria na íntegra no Jornal Arauto desta sexta-feira.

Nas oficinas temáticas, agricultores relataram experiências sobre cultivo e produção (Foto: Jornal Arauto)


Comentários
Sem comentários publicados
Deixe seu comentário




+ Notícias relacionadas
 




JORNAL ARAUTO
(51) 3718-3400
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
Copyright © 2010 - www.jornalarauto.com.br






by Sizing - Soluções para Internet