Vera Cruz - RS, quinta-feira, 22 de agosto de 2019
Publicado 02/08/2019 »
Fase de campanha para o Conselho Tutelar inicia em setembro
Fonte: Jornal Arauto

No dia 6 de outubro de 2019, brasileiros vão eleger os novos conselheiros tutelares, através de votação em urna eletrônica. Faltando cerca de dois meses para a eleição, os candidatos passam por prova escrita e avaliação psicológica, além do processo de formação, até chegarem à etapa de campanha. Em Vera Cruz, ela vai de 6 de setembro a 2 de outubro, já em Santa Cruz do Sul, o período de campanha se estende de 2 de setembro a 4 de outubro. Em Vale do Sol, os candidatos vão poder fazer propaganda a partir do ínicio de setembro até 5 de outubro.

Na Capital da Gincana, os 16 candidatos ao Conselho Tutelar devem passar por capacitação entre os dias 5 e 9 de agosto. Após, no dia 12, farão prova escrita envolvendo conteúdos sobre o curso de capacitação e o desempenho da função de conselheiro, devendo atingir 50% de aprovação nas questões. Segundo o presidente da comissão eleitoral, Dalton Zart, até o dia 5 de setembro será publicado o edital que indica o número de cada candidato para votação.

Em Santa Cruz, após aplicada a primeira prova escrita, apenas dois candidatos passaram. A partir do segundo exame, que ocorreu no último sábado, dia 27, vão avançar no processo mais 18 candidatos. No total, devem passar por avaliação psicológica, no dia 7 de agosto, 20 possíveis conselheiros tutelares. No município, a capacitação dos profissionais será realizada após a eleição.

EM VALE DO SOL
Diferentemente de Vera Cruz e Santa Cruz, os 19 candidatos vale-solenses não  realizaram provas. No município, eles passaram por formação, que encerrou em 31 de julho, assistindo a palestras sobre os direitos da criança e do adolescente e o processo de funcionamento do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). Segundo a presidente do Comdica, Salete Faber, no dia 6 de outubro, o eleitor vale-solense deve votar em cinco candidatos. “Se ele não fizer a escolha por cinco conselheiros tutelares, seu voto será anulado”, explica.  

APÓS ELEIÇÃO
Os conselheiros tutelares eleitos assumem mandato, com duração de quatro anos, no dia 10 de janeiro de 2020. Em Vera Cruz serão cinco conselheiros titulares e cinco suplentes; em Santa Cruz tomam posse cinco membros titulares e 10 suplentes; e em Vale do Sol serão cinco conselheiros titulares e 14 suplentes.

Votação que vai eleger novos conselheiros tutelares será através de urna eletrônica (Foto: Jornal Arauto)


Comentários
Sem comentários publicados
Deixe seu comentário




+ Notícias relacionadas
 




JORNAL ARAUTO
(51) 3718-3400
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
Copyright © 2010 - www.jornalarauto.com.br






by Sizing - Soluções para Internet