Vera Cruz - RS, domingo, 15 de dezembro de 2019
Publicado 06/09/2019 » Geral
Desde cedo, um incentivo à leitura
Fonte: Jornal Arauto

A 23ª Feira do Livro de Vera Cruz ainda não estava aberta oficialmente, mas as nove bancas   já se enchiam de crianças ávidas por livros na manhã desta quarta-feira. A professora Patricia Petry acompanhava alunos de quatro e cinco anos, da pré-escola da EMEF José Pedro Pauli, com a missão de ajudar nas compras. Mal haviam colocado o pé na estrutura montada na Praça José Bonifácio e as crianças se encheram de sacolas com as aquisições garantidas com a mesada dos pais. Ainda que o evento seja para todos os públicos, é para a criançada que a feira é pensada. Não à toa que junto dela está a Mostra de Teatro, o que garante a circulação constante das escolas pela praça. Com os personagens infantis, o deleite da criançada. A magia realmente está por ali.

TEATRO - “Quantos, quem sabe, vão protagonizar as tarefas artísticas da nossa Gincana Municipal, ou até mesmos serão atores e atrizes no futuro”, projetou o patrono da Feira do Livro de Vera Cruz, Álvaro Werner, na abertura do evento, na manhã de quarta-feira, ao referir-se à Mostra de Teatro, que ocorre paralelamente, na Praça José Bonifácio.

A reflexão do patrono faz sentido. O evento revela jovens talentos e valoriza o trabalho artístico desenvolvido nas escolas. Os pequeninos da pré-escola da EMEI Moacir Pereira, da Vila Triângulo, por exemplo, deram show na manhã desta quinta-feira e atraíram olhares de adultos e de dezenas de crianças vindas de outras escolinhas, para assistir e depois também se apresentar. A troca de aplausos encorajava as crianças, que se sentiam verdadeiras estrelas.

Ao todo, na Mostra de Teatro, 22 escolas protagonizam 24 peças ao longo da programação. São 47 professores na orientação dos ensaios e nada mais, nada menos do que 371 alunos, ou pequenos atores, como referiu-se o secretário de Educação, Cláudio Stoeckel. “Ajuda na criatividade, na autoestima, na amizade, no respeito, na integração entre os estudantes de outras escolas e em tantos princípios e valores, e especialmente a desinibição das crianças”, diz ele.

A prática do teatro também evidencia a leitura e a interpretação de histórias, de criação de personagens. “Faz com que as crianças viajem no universo de autores e da fantasia”, reflete o educador e titular da pasta. Entre tantos príncipes, bruxas, sapos, pássaros, formigas e personagens dos livros, as pequenas  Marias, os Josés, os Davis, as Alices divertem-se no mundo de faz-de-conta, como artistas ou espectadores. E só por isso, a Feira do Livro e a Mostra de Teatro já são sucesso.

Teatro desenvolve criatividade e desinibição (Foto Arauto)
Personagens se misturam às obras e encantam a criançada (Foto Arauto)






JORNAL ARAUTO
(51) 3718-3400
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
Copyright © 2010 - www.jornalarauto.com.br






by Sizing - Soluções para Internet