Vera Cruz - RS, domingo, 15 de dezembro de 2019
Publicado 04/10/2019 » Geral
O que um ninho de joão-de-barro no chão pode significar?
Fonte: Jornal Arauto

Há cerca de duas semanas, um joão-de-barro terminou seu ninho em meio à lavoura de tabaco, na propriedade de Douglas Josué Carvalho, em Linha Tapera, no interior de Vera Cruz. O que chama a atenção é que o pássaro fez sua casa no chão, fato incomum. Carvalho acredita que deve ser apenas um joão-de-barro. “Ele levou uma semana fazendo o ninho e pesquisei na internet, quando o casal constrói junto, leva cerca de quatro dias”, justifica.

O curioso é a moradia estar no chão e não em árvores e postes, locais onde a espécie costuma fazer. “Parece um sinal da natureza”, reflete o agricultor, que complementa. “Os mais antigos falam que pode vir algum vento forte ou granizo, alguma mudança climática”. 

Douglas não descarta a tese, já que sua lavoura está em uma ladeira e foi mais abaixo que o joão-de-barro fez o ninho. “Parece que já fez pensando em se proteger. Além disso, a entrada está virada na direção contrária à chuva e ao vento”, observa.

Para o professor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e biólogo, Andreas Kohler, este fenômeno não é raríssimo, mas não muito comum. É o que afirma também o técnico agrícola e biólogo André Maieski. “Dizem que quando fazem casa no chão é sinal de temporais na estação. Fazem para se proteger”, diz ele, que lembra da possibilidade de outros animais destruirem a casa ou até mesmo se alimentar em dos pássaros. “Pela natureza, seria sempre fazer sua casa em postes ou em locais bem altos”, finaliza o técnico, ao destacar que são poucos os trabalhos em relação a este fato. 

Há duas semanas, pássaro finalizou ninho na lavoura (Foto: Divulgação)






JORNAL ARAUTO
(51) 3718-3400
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
Copyright © 2010 - www.jornalarauto.com.br






by Sizing - Soluções para Internet