Vera Cruz - RS, terça-feira, 12 de novembro de 2019
Publicado sexta-feira, 18 de outubro de 2019 09:38 »
Que tal uma cuca de bacon e cerveja?
Fonte: Jornal Arauto

Os santa-cruzenses conhecem bem a sensação de comer a cuca da sua terra. Não é à toa que na Oktoberfest, a delícia se destaca como prato típico, acompanhada da linguiça. Com criatividade, dá para preparar a iguaria com diferentes recheios, massas e coberturas. Foi o que fez a chef Cátia Leal da Silveira, ao criar a “Cuca de cerveja com bacon”. Segundo a chef, o conceito da cuca vem com base na cerveja, como ingrediente que enaltece o sabor, e o bacon traz o gosto da carne suína. “Acrescentei na receita o que a gente mais gosta: cuca, que é característica da nossa cidade, o creme, que vem da cerveja, e o bacon, que harmoniza com os demais ingredientes”, revela. 

A curiosidade em aprender a receita reuniu visitantes na Escola de Gastronomia do Senac e Sindilojas, localizada nos pavilhões da Festa da Alegria. Na oficina, Cátia ensinou aos aprendizes o passo a passo da receita e frisou que a criatividade é o principal ingrediente na  hora de cozinhar. “Por falta de um ingrediente, acabei introduzindo a cerveja na receita. Por isso, o legal é experimentar e inovar sem medo”, frisa. 

Além de acompanhar o preparo, os alunos experimentaram a iguaria. Entre eles, Neli Guterres, de Porto Alegre, ficou curiosa para aprender a receita, já que adora as cucas de Santa Cruz. “O bacon se destaca muito no sabor, deixando a cuca deliciosa e a farofa é bem crocante”, revela. A crocância, frisa a chef Cátia, é dica da colônia. “É um segredo que se aprende com a mãe, a avó e vem de raiz mesmo: trazer a banha bem quente, introduzindo ela junto com a farinha e o açúcar, ocasionando essa ‘explosão’, que dá mais crocância para o streusel [farofa]”,  explica.

Ficou curioso? Acompanhe os ingredientes e o passo a passo da receita abaixo:

INGREDIENTES
Massa
400g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento biológico
1 colherinha de sal
Casca ralada de limão
2 ovos
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de óleo, banha de porco ou manteiga
250ml de leite morno

Recheio
250ml de leite
20g de amido peneirado
20g de farinha peneirada
80g de açúcar
20g de manteiga gelada
4 gemas
250ml de cerveja Appia
250g bacon em cubos

Streusel (farofa)
100g de farinha
100g de açúcar
Quanto baste de banha

MODO DE PREPARO
Massa
Em uma bacia, peneire a farinha e junte o sal. Numa vasilha menor, coloque um pouco do leite, uma colher (sopa) de açúcar e o fermento biológico. Deixe hidratar alguns minutos, depois junte algumas colheres de farinha, tape e deixe fermentar. Quando crescer, junte os demais ingredientes misturando bem e acrescente tudo na farinha que já está na bacia. Misture e bata bem por alguns minutos. Tape e deixe crescer até dobrar de volume. Unte uma forma retangular grande, coloque a massa dentro, tape e deixe crescer mais um pouco. Depois, coloque a cobertura. Leve ao forno preaquecido, em temperatura moderada, deixando assar cerca de 25 a 30 minutos.

Recheio
Coloque o leite e a cerveja em uma panela e leve ao fogo até alcançar leve fervura. Em uma tigela, bata as gemas com açúcar, farinha e amido. Despeje o líquido quente aos poucos na tigela onde estão a gemada, a farinha e o amido e mexa a mistura até que fique homogênea. Leve a mistura de volta à panela, ao fogo médio/baixo, mexendo sempre até o gosto de farinha desaparecer. Retire o creme do fogo quando apresentar uma textura cremosa, lisa e consistente. Incorpore a manteiga. Deixe esfriar com a cobertura de um plástico em contato com o creme.

Streusel
Em um bowl, coloque a farinha e o açúcar peneirados, em seguida, entre com a banha bem quente e misture até virar uma farofa. Coloque sobre o recheio. Finalize com o bacon em cubos.

Em oficina, visitantes da Oktoberfest aprenderam o preparo da cuca (Foto: Jornal Arauto)
Bacon e cerveja dão toque especial à cuca (Foto: Jornal Arauto)


Comentários
Sem comentários publicados
Deixe seu comentário




+ Notícias relacionadas
 




JORNAL ARAUTO
(51) 3718-3400
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
Copyright © 2010 - www.jornalarauto.com.br






by Sizing - Soluções para Internet