Vera Cruz - RS, terça-feira, 12 de novembro de 2019
Publicado 29/10/2019 » Geral
ENEM deve focar em atualidades
Fonte: Jornal Arauto

Mais de cinco milhões de brasileiros devem realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dois próximos domingos, dias 3 e 10 de novembro. Esta será a primeira organizada pelo governo Jair Bolsonaro e deve ser marcada por mudanças. Pelo menos é o que a tendência indica, já que o presidente quer eliminar questões consideradas de cunho ideológico. 

Em entrevista à Folha de São Paulo, porém, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Alexandre Lopes, disse que novas questões não foram formuladas, apenas tornou-se a prova mais neutra, eliminando temas que pudessem gerar polêmicas. “Utilizamos questões que já estavam no banco. Então, não há nenhum tipo de direcionamento na prova”, explica.

COMO TRABALHAR NAS SALAS?
Em Vera Cruz, na Escola Estadual de Ensino Médio Vera Cruz, o Poli, a ideia de mudança do ENEM é nova. “Até agora, não entendemos muito bem o que se quer, porque é muito tratada a questão ideológica, partidarizada, questões polêmicas”, avalia o professor de História, Geografia e Sociologia, Claudionei Ambrosio.”Todas essas questões tratadas neste último ENEM, independentemente de serem polêmicas ou de serem ideológicas, o que entendemos que não são, são questões atuais”, frisa. “O ENEM tem que trabalhar  com questões atuais. Não me parece que haja algum erro nisso ou que havia algum erro até então”, completa. 

Na escola, os professores têm trabalhado em sala de aula questões do ENEM a partir de livro didático ou não, assim como a partir de notícias e de textos, conta Claudionei. “Mas, sempre tentando explorar essa ideia do atual, pois não tem como fugir”, avalia. Para ele, o país está dividido em dois polos. “A sociedade parece que tem que se posicionar de uma forma ou de outra. E a escola acaba ficando refém disso também, mas não é essa a missão da escola”, reflete. “A escola vai continuar trabalhando o atual e em linha com o ENEM, logicamente. Queremos formar alunos do ENEM, porém, nossa missão primeiro é formar alunos cidadãos”, sublinha. 

NA RETA FINAL, O QUE ESTUDAR?
A redação é sempre um ponto importante. Os alunos do Poli estão sendo orientados a ficaram atentos a algumas possibilidades de tema de redação, como  tecnologia entre crianças. Outro assunto que possa ser debatido é economia, a exemplo das privatizações, da importância e da influência disso para sociedade e até para economia. Nesta última semana, a orientação é manter a calma e fazer leituras de atualidades, como jornais, buscar informações do que está acontecendo no mundo. Na semana que antecede, não se deve fazer grandes leituras, mas abrir a mente e treinar a questão de interpretação. 

Para auxiliar nos estudos, professores buscam mesclar resgate com atualidades (Foto: Luciana Mandler)


Comentários
Sem comentários publicados
Deixe seu comentário








JORNAL ARAUTO
(51) 3718-3400
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
Copyright © 2010 - www.jornalarauto.com.br






by Sizing - Soluções para Internet