Vera Cruz - RS, domingo, 15 de dezembro de 2019
Publicado 05/11/2019 » Geral
Com UTI em casa, luz mais barata
Fonte: Jornal Arauto

Mara e Ricardo Gaspary moram no bairro Arco-Íris, em Vera Cruz, e não têm tido uma vida fácil, após um acidente de carro que envolveu a vera-cruzense e a filha, Milena. A menina, hoje com 17 anos, já tinha paralisia e ficou com sérias sequelas em decorrência do acidente. Hoje, em UTI domiciliar, depende de oxigênio e faz uso de traqueostomia e aspirador para sucção. Tudo isso, contam os pais, provocam muitos gastos, entre eles o da energia elétrica. 

Mas o valor mensal está diminuindo. Isso porque a família é uma das contempladas do projeto Geração Distribuída (GD), da RGE, concessionária que abastece o município. Desde a instalação de cinco placas fotovoltaicas e um conversor, há cerca de dois meses, a conta reduziu pela metade. Antes, a família pagava, em média, R$ 400. Atualmente tem pago em torno de R$ 200. A economia pode ser ainda maior no verão. Segundo o engenheiro de Eficiência Energética da RGE, Cristian Sippel, pode ficar entre 70 e 80%. “Desde a instalação das placas, ocorreu um período de muitas chuvas. No alto do verão essa economia certamente irá aumentar”, frisa. Os custos de instalação dos equipamentos ficaram com a RGE.

Para a família, o programa é um auxílio importante, já que Mara precisou deixar de trabalhar para cuidar da filha e o marido, Ricardo, mecânico industrial, está desempregado no momento. Inclusive, na sexta-feira, dia 1º, foi o último dia no trabalho temporário, em uma empresa em Santa Cruz. Agora, busca uma nova oportunidade para manter as contas e conseguir o que é necessário ao bem-estar da família. Apesar de uma decisão judicial obrigar o Estado a arcar com a medicação e as fraldas da menina, hora ou outra há atraso de repasses, o que faz com que a família tenha que desembolsar. 

 MAIS BENEFÍCIOS
Durante a visita da equipe da RGE na residência na tarde de sexta-feira, Cristian Sippel disse não descartar a possibilidade de inserir a família no Programa Aquecimento Solar de Água, bem como no programa de doação de geladeiras. “Vamos levar essa demanda aos responsáveis e verificar a viabilidade, contribuindo para ainda mais economia”, adianta. 

Confira a matéria completa na edição impressa desta terça-feira, do Nosso Jornal.

 

Milena precisa de aparelhos 24 horas e placas solares auxiliam a reduzir custo da luz (Foto: Luciana Mandler)






JORNAL ARAUTO
(51) 3718-3400
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
Copyright © 2010 - www.jornalarauto.com.br






by Sizing - Soluções para Internet