Vera Cruz - RS, domingo, 15 de dezembro de 2019
Publicado 12/11/2019 » Geral
Com o Natal, novas oportunidades
Fonte: Jornal Arauto

No início deste mês, a Câmara de Dirigentes Lojistas  (CDL) de Santa Cruz do Sul realizou uma pesquisa entre os associados para conhecer a expectativa dos lojistas em relação as vendas e contratações temporárias para o Natal.  Com cerca de 380 empresas associadas, próximo de 8,25% responderam ao questionário. A pesquisa apontou que serão abertas aproximadamente 160 vagas, disponibilizadas pelos sócios da entidade, somadas a cerca de 250 novas oportunidades geradas por não-sócios.

Conforme o presidente da entidade, Marcio Farias Martins, a expectativa é de melhorar as vendas nesta reta final de ano e que a pesquisa serve para balizar dados. Ele ressalta ainda que o número de aproximadamente duas mil empresas inclui micro e pequenas empresas, microempreendedor individual (MEI) e empresas familiares que não fazem parte dos associados da CDL e certamente não vão realizar contratações. Assim, acredita que além das 160 vagas ofertadas pelos associados, haja entre 250 e 300 oportunidade ofertadas por empresas não-sócias, o que somará de 410 a 460 vagas.

OPORTUNIDADE
Quem está à espera de uma oportunidade, comemora a projeção. É uma injeção de ânimo para quem precisa e para quem está desempregado. Feliz está a jovem Tainá de Mello, de 23 anos, que desde o dia 4 de outubro está na vaga temporária como vendedora em uma loja de calçados, em Santa Cruz do Sul. 

Procurando emprego desde meados de agosto, comemorou com a oportunidade. “Mesmo sendo uma vaga temporária há uma possibilidade de efetivar. Estou dando o meu melhor e com boas vendas, estou na torcida para ficar”, conta. A loja onde Tainá trabalha irá contratar, ao todo, nove pessoas. As contratações vêm ocorrendo desde outubro, conforme a supervisora de vendas Janaína Walter. 

MAIS CONTRATAÇÕES
Catiucia Niedermayer, que é gerente de uma loja de rede em Santa Cruz, também adianta que o estabelecimento projeta novas contratações. “Pelas experiências anteriores esperamos pelo menos cinco pessoas, mas ainda aguardamos a confirmação, que deve ocorrer na semana que vem”, diz. Sem saber ainda quantas pessoas vai contratar, o empresário Roni Loebens adianta que também projeta ampliar o número de funcionários para este fim de ano. Até o dia 20 de novembro pretende contratar pessoal que deverá ser distribuído nas quatro lojas. 

Junto com as contratações, o empresário espera incremento nas vendas de pelo menos 15%. “Compramos bastante peças e opções à espera dos clientes”, revela. Assim como Roni Loebens, o presidente da CDL diz que há otimismo entre os lojistas. No levantamento, 80% acreditam no crescimento em relação ao ano passado, apesar de 60% afirmarem não realizar contratações temporárias. 65% dos lojistas esperam um aumento de vendas de até 10%. Setores como o de roupas, material de construção, eletrodomésticos e supermercados podem se destacar no volume de contratação.

Entenda o porquê das 800 vagas
Das cerca de 2 mil empresas do comércio, a pesquisa indica que para 64,5% das empresas, ou seja, para 1.290 delas, o Natal tem impacto direto no seu faturamento. Dessas empresas, apenas 40% vão realizar contratações temporárias (entre 1 e 5 ou mais pessoas), que representam 516 empresas. 

Destas que contratam, 25% contratariam uma pessoa somente, 5% contratariam duas pessoas e 10% contratariam três ou mais pessoas, chegando em torno das 800 vagas.  

Tainá está na vaga temporária desde outubro (Foto: Luciana Mandler)






JORNAL ARAUTO
(51) 3718-3400
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
Copyright © 2010 - www.jornalarauto.com.br






by Sizing - Soluções para Internet